Caldo de abóbora, gengibre e leite de coco com camarão e pimenta


Queridas amigas...

Tenho aproveitado estas últimas noites frescas do final da estação para exercitar experiências como se ainda fosse um garotinho, devido a minha avidez... Rsrsrs...

Não só com temperaturas quentes se aquece uma iguaria das noites de inverno. Os condimentos são parte essencial desta alquimia também proporcionando sabores e aromas calorosos ao paladar. Vários são usados com tal finalidade, mas um se destaca por sua abrangência culinária.

A pimenta é, depois do sal, o condimento mais utilizado se consideradas suas variações botânicas atualmente encontradas em todo o mundo. Desde a potente chili mexicana aos pimientos dulces italianos encontra-se uma vasta gama de diferentes características mas sempre com uma aura afrodisíaca! Rsrsrs...

Fica a critério de cada uma de vocês, mas como pretendo agradar diversos paladares, optei por uma variedade que não arde, muito aromática e suavemente doce. Envolvida pelo sabor do camarão, a pimenta biquinho inteira agrega o sabor picante ideal para o caldo de abóbora, curry, leite de coco e gengibre... Hummm!

Podem servir o camarão e a pimenta diretamente sobre o caldo ou em espetinhos, mas é bom preparar muitos porque para cada gole lá se foi mais um! Rsrsrs...

Experimentem e me digam se gostaram! Bom apetite!

Beijos, Ralf Vinicius.
Modo de Preparo:


Derreta o óleo de coco em uma panela média. Refogue a cebola em fogo baixo até que fique translúcida, por uns 3 minutos. Junte o curry e o gengibre e refogue, mexendo bem, por 1 minuto. Junte os cubos de abóbora e misture bem por 2 minutos. Junte o caldo, o leite de coco, cubra com água, cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos, até que a abóbora esteja bem macia.

Espere esfriar um pouco para passar no liquidificador ou no mixer. Reserve. Tempere os camarões com sal e limão. Salteie-os em uma frigideira com o azeite até mudarem de cor. Reserve-os junto com as pimentas.

Volte o caldo para a panela, tempere com sal a gosto e sirva imediatamente com os camarões, as pimentas e o coentro.

CALDO DE ABÓBORA, GENGIBRE E LEITE DE COCO

COM CAMARÃO E PIMENTA BIQUINHO
 

Ingredientes (para 4 pessoas):
1 Kg de abóbora em cubos, pesada sem casca e sem sementes

1 colher (sopa) rasa de curry

1 colher (chá) de gengibre fresco descascado e ralado

2 cubos de caldo de legumes

1 cebola grande em cubos

200 ml de leite de coco

2 colheres (sopa) de óleo de coco

50 g de camarões limpos

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (chá) de sumo de limão

30 g de pimentas em conserva

sal a gosto

Coentro fresco para guarnecer




Sopa de pêras e alho-poró com gorgonzola




Queridas amigas,

Atendendo a pedidos, me vejo incumbido de compartilhar com vocês receitas de sopas, cremes, veloutés e minestras para aquecer este friozinho propício. É tão reconfortante ver a grande panela fumegante e sentir aromas de nostalgia que logo vem alguém com uma fatia de pão, buscando uma “provinha”. Traz lembranças de uma infância bem vivida!

A sopa surgiu como o primeiro alimento preparado pelo homem, quando se deu conta que cozido o alimento se tornava macio, mas só ganhou este nome na idade média, ou pelo menos foi assim que eles apelidaram o pedaço de pão molhado “suppa”, uma espécie de focaccia de grãos utilizado como base na montagem de carnes, queijos e outras iguarias servidas. Seu fiel companheiro e ingrediente em inúmeras receitas também pode ser substituído pela polpa cozida de legumes, tubérculos e o que mais a criatividade mandar.

Mas esta receita em especial foi encomendada, então: Mãos à obra, meninas!
O preparo é bem rápido e, hummm… perfumada o suficiente para garantir aconchego neste inverno. Quando envolve o queijo então… Haute Cuisine!
Talvez seja por isso que os franceses sejam tão afamados na arte culinária.

Espero que estas receitas sirvam não só para aquecer o corpo, mas também a alma.
Bom appetit!
Beijos, Ralf Vinicius.


Sopa de pêras e alho poró com queijo gorgonzola
Ingredientes:

45g de manteiga sem sal
150g de alho-poró (só a parte branca) lavado e fatiado
700g de pêras, descascadas, sem o miolo e cortadas em 4
100ml de vinho branco seco
750ml de caldo de galinha
¾ de colher de chá de sal
pimenta-do-reino moída na hora
25g de queijo gorgonzola
Passas brancas para enfeitar


Modo de preparo:

Derreta a manteiga e cozinhe o alho-poró em fogo baixo por 10 a 15 minutos, até ficar macio, mas não dourado.Junte as pêras, o vinho e deixe ferver. Coloque o caldo e quando ferver cozinhe em fogo baixo até as pêras ficarem macias (15 minutos). Bata no liquidificador ou com o mixer até ficar homogêneo, ponha novamente na panela e tempere com sal e pimenta. Deixe esquentar e sirva em seguida salpicando com lascas do queijo e passas brancas

Biscoitos de polvilho fritos



Por Ralf Vinicius.
 Queridas amigas,

Uma das datas mais prestigiadas mundo afora se passou, e não poderia deixar de enviar-lhes algo muito especial em comemoração. Talvez singelo em demasia, devido à pompa e circunstância requeridas pela ocasião.
Recordei um sem número de receitas para preencher tal lacuna, mas me enterneci ao imaginar que poderia ser um presente de mãe para mãe.

Então, com toda a licença concedida, compartilho com vocês a ternura de minha incrível mamãe para comigo. Ela diz que a receita da vovó são “três linhas de caderno”, mas posso atestar um conteúdo especial quando aprecio estes biscoitos de polvilho fritos. Hummm! Mesmo já de dentro da panela emanam um aroma ímpar de café da tarde.

A receita é de fato fácil e rápida, em menos de meia hora já estávamos sentados à mesa. O difícil foi segurar as mãozinhas do sobrinho enquanto tirava as fotos.
Não sei porque, acredito que cada vez saem mais e mais gostosos. Sou suspeito para falar dos quitutes de mamãe. Me digam então vocês. Experimentem!

Bom apetite!
Beijos, Ralf Vinicius.



Biscoitos de polvilho fritos


Ingredientes:

½ Kg (ou 3 chávenas) de polvilho doce

150 ml (ou ¾ de chávena) de óleo para a massa

100 g (ou ½ chávena) de açúcar

1 pitada de sal

3 ou 4 ovos (depende do tamanho)

Óleo suficiente para fritura

Açúcar para polvilhar



Modo de preparo:

Numa tigela grande coloque o polvilho. Esquente o óleo destinado à massa e despeje sobre o polvilho. Com uma colher, mexa até esfarelar completamente. Junte o açúcar e o sal e misture bem. Junte então os ovos, um a um, sovando até dar liga na massa (ela começa a desgrudar das mãos). Separe os pedaços e faça rolinhos, juntando-os pelas pontas, dando o formato do biscoito.

Aqueça em temperatura mínima o óleo e frite os biscoitos até dourarem.

Coloque em um prato de servir e polvilhe o açúcar de confeiteiro.