Tilápia e raviólis de queijo ao molho de laranja e amêndoas




Queridas amigas...


Na quaresma, época de restrições alimentares, surge na mídia uma quantidade infindável de receitas “veggie”, estilo de alimentação amplamente difundido, visando o consumo somente de vegetais; sendo leite, ovos e derivados opcionais.

Li até que uma conhecida multinacional de fast-food foi seriamente multada por lesar tais adeptos, comercializando um sanduíche supostamente vegetariano.
Até considerei adotar esta dieta, ao reproduzir a receita de um molho de incomparável leveza, capturada em uma de minhas recentes visitas a um afamado restaurante local. Mas ao final, não resisti aos filés de tilápia esperando no congelador! Rsrsrs...

O resultado desta alquimia com ingredientes inusitados me encantou com seu sabor e perfume cítrico! Um prato de deliciosos raviólis de queijo cobertos com molho de laranja! Hummm!!! O peixe e as amêndoas assadas, puxados no azeite agregam textura e sabor irresistíveis ao prato.

Porém, a simplicidade e rapidez no preparo não deixam de lado a sofisticação e a qualidade. Uma boa dica é deixar os raviólis pré-cozidos congelados ou comprá-los prontos. No meu caso, prefiro fazer a massa. De qualquer maneira, espero que degustem mais esta estripulia culinária e me contem se gostaram.
Bom apetite!
Beijos, Ralf Vinicius.

Tilápia e raviólis de queijo ao molho de laranja e amêndoas



Ingredientes para 4 pessoas:


800 g ou 4 filés inteiros de tilápia, limpos

Sal e pimenta-do-reino branca

Azeite de oliva

20 g de amêndoas em lascas, assadas

Salsinha desidratada para polvilhar



Para a massa:

200 g de semolina de grão duro

330 g de farinha de trigo

4 ovos

1 colher (chá) de sal

1/2 xícara de água morna (ou até dar o ponto)

300 g de queijos à sua escolha( para o recheio)

3 litros de água fervente (para cozinhá-los)



Para o molho de laranja:

300 ml de suco de laranja

1 ramo(s) de tomilho

1 ramo(s) de alecrim

6 colher(es) (sopa) de mel

sal e pimenta-do-reino branca



Modo de preparo da massa:

Massa: Numa superfície plana (mesa), despeje a farinha e a semolina num único monte. Bata os ovos na batedeira até dobrarem de volume. Faça um buraco no centro do monte de farinha e semolina e despeje os ovos batidos. Com a ponta dos dedos, vá incorporando os ovos.

Acrescente às colheradas a água morna com sal até dar o ponto ( + ou - ½ xícara). Sove a massa com a palma das mãos até ficar lisa e deixe repousar coberta com filme plástico por 15 minutos. (É importante esta espera para que a massa perca um pouco da sua elasticidade). Corte a massa em quatro pedaços iguais e abra-a numa mesa enfarinhada.

Faça folhas finas como para pastéis (aprox. 2mm). Umedeça delicadamente a superfície da folha com a ajuda de um pano de prato limpo. Coloque o recheio deixando espaço para cortar os raviólis. Com a outra folha cubra o recheio, tomando cuidado para não deixar bolhas de ar junto do recheio. Corte os raviólis no formato desejado, reservando-os enfarinhados e cuidando para não se sobreporem. Abra e recheie toda a massa até finalizar, juntando os retalhos que ficarem.

Numa panela grande, ferva 3 litros de água e coloque delicadamente os raviólis para cozinhar. Espere levantar fervura e retire os raviólis depois de cozidos. Geralmente eles vem à tona quando já estão cozidos. Escorra-os e sirva imediatamente.



Preparo do molho:

Leve à fervura as ervas no suco de laranja até este reduzir um pouco. Retire as ervas e adicione os demais ingredientes. Retire do fogo e sirva quente sobre os raviólis.



Preparo do peixe:
Tempere os filés de tilápia e coloque para grelhar na frigideira com o azeite.
Retire e reserve em local quente. Na mesma frigideira, adicione mais azeite e puxe as amêndoas polvilhando salsinha. Sirva-as sobre os filés.



O vinho:
Sirva este prato com um vinho branco jovem e ácido para harmonizar o sabor cítrico ou escolha uma boa cerveja bem gelada.