Batatas bravas - Tapas espanholas



Queridas amigas...


Já se passa algum tempo desde que enviei a última receitinha. Como dizemos na cozinha: "Estava com as panelas no fogo!" Rsrsrs... Literalmente!
Na semana passada, eu e minha colega Camilla, apresentamos e executamos como trabalho final do curso, uma semana de cardápios das culinárias espanhola e mediterrânea; entradas, pratos principais e sobremesas, tudo de dar água na boca!

É incrível a maneira de cada cultura servir suas iguarias, principalmente em se tratando das tradicionais "tapas" espanholas: São pequenas porções compartilhadas durante um brinde ou antecedendo um prato principal servidas desde a antiguidade acompanhando as bebidas. Este costume foi trazido do oriente pelos mouros, onde são chamadas de mezzés, mas isto já é outra receita... rsrsrs...

A infinidade de tapas é de dar água na boca e sua característica marcante é ser própria para se comer com as mãos. Cada estabelecimento se encarrega em dar-lhe sua assinatura, as vezes inusitada como é o caso das famosas "batatas bravas", do restaurante espanhol Eñe, de São Paulo. São cilíndros de batata-rosa cozidos, fritos e recheados com maionese de páprica picante... Hummm... o que deixa qualquer bebida mais refrescante! Rsrsrs...

Aliás, já arrisquei outros recheios, de acordo com o meu paladar, como um creme branco aromatizado com vinho e alho! Hummm... Mesmo sendo só batatas, ficaram ótimas!

A batata rosa ou "Asterix" é a mais indicada. Mais resistente à fritura e ao cozimento, proporciona um formato mais uniforme e uma textura mais firme, o que só colabora na degustação. Então, experimentem rechear estas pequenas celebridades com criatividade e me contem como ficaram.

Buen provecho!
Beijos, Ralf Vinicius.


Batatas Bravas - Tapas espanholas



Ingredientes (para 12 unidades em bastão):


3 batatas-rosas grandes

Água fervente (o bastante para cozinhar as batatas)

Óleo quente (o bastante para fritas os bastões)

125 ml de azeite de oliva extra virgem

1 ovo

Pimenta do reino e sal

1 e 1/2 colheres (chá) de Páprica picante

Salsinha picada finamente para polvilhar



Modo de preparo:

Descasque a batata e corte pela superfície mais larga em dois lados paralelos para obter uma base e topo planos. Com um aro redondo de 2 cm de diâmetro, corte bastões perfurando cada batata por um dos lados planos e saindo pelo outro. Com um boleador pequeno, retire o miolo da parte de cima de cada bastão, sem perfurá-lo.
Cozinhe-os em água fervente por dois minutos. Retire da água e seque-os muito bem.
Frite-os em óleo quente até dourarem. Retire o excesso de óleo e reserve.
No liquidificador ou mixer, bata o azeite, o ovo, a páprica e tempere com sal e pimenta do reino moída. Deve ficar com a consistência de maionese.
Com a ajuda de uma bisnaga, recheie as batatas e polvilhe salsa por cima.

Obs: Os pedaços restantes da batata podem ser aproveitados para um purê ou creme.